Acordes

Teorias e aplicações

Acordes Maiores

Parte I


Sem mais delongas e partindo para a parte que nos interessa ( com relação aos acordes), segue a baixo as posições dos primeiros acordes que devemos aprender e se possivel decorar, para então sairmos fazendo muito barulho por aí, são eles, os acordes maiores compostos pelas notas, C (Dó), D(Ré), E (Mi), F (Fá), G (Sol), A (Lá) e por ultimo o B (Si), veja como eles são;

Primeira dica, ' Decorar a principio apenas os acordes a esquerda, podendo deixar os outros para depois'

C (Dó)

D (Ré)

E (Mi)

F (Fá)

G (Sol)

A (Lá)

B (Si)

ok, visto estes acordes temos algumas resalvas a deixar bem claro aqui;

1° - Decorar apenas os acordes que estão a sua esquerda a principio, pois seram os mais ultilizados no começo e são muito comuns de serem usados no dia a dia.

2° - Interpretação da leitura do acorde.

Para que possamos ler corretamente a cada acorde precisamos nos atentar para alguns detalhes muito importantes, de primeiro momento quando você olhar para o acorde deve imaginar ele no seu intrumento, a partir dai temos que fazer as seguintes deduções:

1° - O que são estes numeros? 

Simplesmente cada numero corresponde a um dedo da sua mão esquerda vejamos;

Agora ficou facil, não?

Indicador é o número 1

Dedo Médio é o número 2

Anelar é o número 3

Mindinho é o número 4

2°- O que sõs as bolinhas e porque o x?

Ok, já sabemos que são os numeros, entretanto o que são as bolinhas em baixo? É muito simples, a bolinha pintada de preto, assim como na lingua portuguêsa, existe a famosa sílaba tônica, esta representa a nota tônica do acorde, ou seja quem dará a entonação para o acorde, por exemplo, a nota tônica para o acorde de C é a nota C, e no acorde de D é a nota D, e assim vai, por tanto ela deve ser a primeira nota a ser toca, ou seja, o acorde tem que ser tocado apartir dela.

Já as bolinhas em branco são apenas as que devem ser tocadas em seguida. E por ultimos mas não menos importante o x que são as cordas que nao devem ser tocadas.

' A principio não se preocupe muito com a questão de tocar determonada corda ou não, pois assim que você começar a pegar o geito, vai sair tudo naturalmente'.

3° - Por que alguns acordes tem um trasso que corta as cordas?

Este trasso represente a famosa pestana, " Meu Deus agora berro o cabrito" , é nada, o que devemos saber sobre a pestana na terio é o seguinte,

Sabendo o que é a pestana, entendemos que o que fazemos no acorde é tão somente mover a pestano de lugar com nosso dedo. Pronto teoria entendida, agora algumas duvidas;

Com qual dedo devo fazer a pestana?

A pestana deve ser feita com o dedo indicador sempre.

Precisa por muita força para não mutar as notas!

De primeiro momento quando vamos fazer a pestana pensamos " tenho que por muita força no dedo ", esta idéia não esta correta, o que você deve ser feito é apenas jogar o punho para frente, mas bem pra frente no maximo, o que diminuira o seu esforço, e sairão as notas limpas.

De inicio é um bicho de sete cabeças, mas a prática te levará a superar isso bem rápido.

"Um segredo muito bom para você, e só os entendedores entenderão!, veja novamente o acorde B (Si), ( um dos mais dificeis de ser feito de inicio) tem uma manha, você pode tirar um dedo, que seria o numero 2 (dois) e colocar o 3 (três) no seu lugar e respectivamente o 4 (quatro) no lugar do 3 (Três), o acorde B (Si) é sempre tocado assim sem nenhum problema, ok! "

O que são os numeros nas laterais das cifras?

Ok, já sabemos quase tudo sobre as cifras, basta um pequeno detalhe, se você observar novamente as cifras maiores lá em cima, verá que nas cifras a direita elas tem um número na sua lateral indicando onde você deve colocar a pestana, "mas como saber o que é isso?", simples de mais, o seu vilão ou guitarra é repleto por trastes, e entre uma traste e outra, temos um espaço onde precionamos os dedos pra fazer o som, correto? Sabendo disso basta observar a imagem a seguir e ver que cada um desses espaços correpondem a um número, que partindo da pestana é o numero um, veja;

E assim vai até o final do braço do instrumento.

Prontinho você acaba de desvendar todos os mistérios de uma cifra e está apto a começar os exercicios.

Exercicio 1

A partir de agora você esta mais do que capacitado para fazer o primeiro exercicio deste curso, ele se baseia na aprlicação da memorização dos acordes no braço do violão, e as primeiras movimentyações com o braço esquerdo.

IMPORTANTE: a repetição deste exercicio é fundamental para que sejá eficiênte.

Você precisará: Dos sete acordes maiores em mãos, para tirar qualquer duvida,  do violão, e de preferencia de um palheta. 

Antes um explicação rapida.

Como segurar a palheta?

Bem simples veja:

É bem simples não? , basta segurar com o indicador e com o polegar, no começo ela quer correr e fugir de você, mas segure firme que ela fica com o tempo.

Objetivo do Exercicio: Este exercicio tem como o objetivo de decorar as posições dos acordes maiores, tendo em mente sempre o seguinte, você deve fazer uma sequencia com os acordes.

O exercicio é o seguinte, faça o primeiro acorde: C (Dó) e agora o toque a partir da tónica e seguindo todas as outras cordas, pode ser bem devagar, ok, pronto agora vamos fazer a mesma coisa com o D (Ré), faça a posição e a toque, e assim faça na sequencia com E (Mi), F(Fá), G (Sol), A (Lá) e B (Si).

Parece bem dificil certo, não se preocupe rápidinho você pegará o geito, agora de ter os acordes bem faceis em ista para tirar qualquer dúvida, e lembrece de jogar bem o punho para frente quando for fazer o F (Fá) e o B (Si), Ok.



Para não ficarmos somente em um exercicio de inicio e ficarmos cansados de só fazer uma coisa, vamos dar mais um avançada, 


CLIQUE AQUI ==> Início <==


Menores

Parte II

Vamos lá, estou aqui agora para apenas te mostrar com são as posições dos acorde menores, pois se você for um aluno dedicado já está manjando dos maiores, mais procura ampliar o seu acervo do acordes, a partir do momento que vocês conhecem os maiores etes ficam bem mais descomplicados, vejam só:

Cm (Dó menor)

Dm (Ré menor)

Em (Mi menor)

Fm (Fá menor)

Gm (Sol menor)

Am (Lá menor)

Bm (Si menor)

Novamente quero deixar claro que você grave primeiramente somente os acordes a esquerda, pois os a direita tem uma manha que deicha eles muito faceis.

Pronto, vamos aplica-los em um exercicio.

Exercicio 4

Já conhecemos os sete acordes menores mais importantes, agora vamos aplica-los igualmente,como nos maiores;

Faça a posição do acorde Cm ( Dó menor) e em seguida o toque, seguindo faça o acorde de Dm (Ré menor) e o toque, e assim por diante, Em (Mi menor), Fm (Fá menor ), Gm ( Sol menor), A ( Lá menor) e Bm (Si menor).

Algumas ressalvas, tente fazer este exercicio até que todas as notas saiam de uma formas mais agradavel, rapido e facíl, pestana? Solte o seu punho jogando ele para frente, e por ultemo grave que para identificar os acordes menores, basta observar se ele tem o "m" minusculo, de "menor", Ok Prátique bastante, e não se de por vencido, mas vença!, você é capaz!

Tudo o que tem folego louve ao SENHOR! Salmos-150
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora